5 benefícios do marketing digital para as PMEs

Investir em comunicação estratégica não é algo possível apenas para grandes empresas. O Marketing Digital, e especialmente a metodologia de Inbound Marketing surge como uma alternativa para negócios de pequeno e médio porte, e também para organizações que ainda estão lançando novos produtos e serviços, ou ainda tentando se firmar no mercado. Neste post, vamos abordar o 5 pontos positivos do inbound marketing para pequenas e médias empresas.

  1. Menor custo para dar visibilidade à marca e gerar resultados para o negócio

Em comparação com o marketing convencional (que envolve conteúdo para mídias como televisão, rádio e jornais), estudos comprovam que o inbound marketing pode ser até 62% mais barato. Para pequenas e médias empresas, um investimento menor e que ainda consiga aproximá-las com eficácia do final do funil de vendas é a opção ideal.

Através de conteúdos relevantes para atrair, instruir e agregar conhecimento aos públicos-alvo; blogs, estratégias de SEO, redes sociais e links patrocinados geram a visibilidade que a marca procura com mais apelo de forma imediata.

  1. Permite conhecer o público-alvo sem a necessidade de um investimento alto em estudos de mercado

Através das ferramentas antes mencionadas, conhecer o perfil dos consumidores da marca é muito mais fácil. Observando a resposta aos materiais enviados por e-mail, dos posts mais acessados no blog, das páginas mais visitadas e dos comentários, o Inbound marketing permite que a empresa entenda quem é o seu comprador, quais são seus gostos, como ele se comporta – enfim, quem é a buyer persona do seu negócio.

A conversão em leads e o feedback da área comercial também facilitam a criação desse personagem do cliente em potencial, tornando mais tangível a identificação das necessidades e preocupações de quem faz parte desse público. O investimento nesse método é muito menor do que o necessário para ter acesso a pesquisas e estudos de mercado, e pode ser a solução para empresas que não dispõem de um capital para esse tipo de investimento.

  1. Aproxima a empresa do cliente: relacionamento é o foco

Para efetuar uma compra, o cliente em potencial precisa passar por vários estágios bem definidos, já conhecidos pela equipe de marketing. Sabemos, porém, que ele pode conhecer a empresa em um momento que não favoreça a venda. O relacionamento é fundamental nesse cenário – manter um lead interessado no produto e no universo da empresa facilita a efetivação da compra no momento em que houver a abordagem.

O Inbound marketing oferece ferramentas para que seja possível identificar em qual etapa de compra esse lead se encontra, tornando mais fácil a criação de conteúdo para agilizar o processo.

  1. Permite atrair clientes potenciais de forma gratuita e crescente

Utilizando-se de estratégias de SEO, o Inbound marketing coloca as empresas em lugar de destaque nos resultados obtidos pelo Google sem haver a necessidade de pagar por isso. Estudos mostram que marcas que mantêm um blog, o atualizam consistentemente e usam as keywords apropriadas em seu conteúdo têm um tráfego até 55% maior. O cliente se aproxima das pequenas e médias empresas de forma efetiva e orgânica, sem depender exclusivamente de conteúdo pago.

  1. Permite uma análise do retorno sobre o investimento

Em comparação com as estratégias empregadas no marketing tradicional, o Inbound marketing permite uma avaliação muito mais precisa dos resultados das ações. A reação das pessoas às publicações e suas conversões em leads podem ser observadas em tempo real, o que possibilita ajustes na estratégia e no próprio conteúdo com muito mais rapidez. Essa agilidade é especialmente importante para empresas de pequeno e médio porte porque evita gastos com ações que não estão alinhadas com os objetivos anteriormente estabelecidos.

O Inbound marketing pode ser a opção de comunicação ideal para pequenas e médias empresas. Através das ferramentas e métodos que mencionamos, é possível conhecer mais sobre o público, abordá-lo de maneira mais orgânica e eficiente e mensurar os resultados de forma tangível e objetiva.
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