Marketing de vaidade X Inbound Marketing

Com o crescimento das redes sociais e do marketing digital, muitas estratégias surgiram e hoje vamos conversar um pouco sobre as principais diferenças entre o Inbound Marketing e o chamado marketing de vaidade.

De uma forma geral, nos deparamos com análises e comparativos que, muitas vezes, não fazem a melhor leitura sobre o que traz (ou não) resultados para o seu negócio dentro de uma estratégia digital, como o aumento no número de likes, de curtidores, ter uma boa base de e-mail para ações de e-mail marketing e ter muitos acessos no website.

Números elevados nos itens acima significa que estou fazendo uma boa estratégia de Marketing Digital?

A resposta é não. Se você busca através de números a satisfação e a sensação de dever cumprido na sua estratégia de Marketing Digital, na realidade, você está fazendo marketing de vaidade.

O que realmente será um divisor de águas na sua estratégia é ter um número alto e em  constante crescimento no número de geração de leads e nas oportunidades de negócio.


Como saber que um visitante do meu website ou rede social pode se transformar em um potencial cliente?

Antes de responder essa pergunta você deve fazer a seguinte reflexão: o que estou oferecendo no meu website está realmente alinhado com o que meu público-alvo precisa? Ou seja, só estou falando o que faço e esperando que isso fisgue oportunidades ou estou oferecendo conteúdo, moedas de troca, artigos, posts, vídeos, cartilhas? Eu ofereço materiais que serão úteis para esse visitante?

Se você fez essa reflexão irá rapidamente concluir que o que você precisa é de um boa estratégia de Inbound Marketing. Caso ainda não esteja familiarizado com esse termo, você pode clicar aqui e ler outro texto que fala sobre os mandamentos do Inbound Marketing.

O grande desafio para o crescimento da sua empresa em marketing digital é: será que estou focando em vaidade (o número pelo número) ou estou traçando estratégias que oferecem gatilhos e trocas pra transformar uma simples visita em um negócio?

Para o Inbound Marketing, um número de acesso menor, menos curtidores, pode não significar menos negócios gerados, porque você terá na sua base de relacionamento quem realmente está interessado pelo seu serviço ou produto. Não são os grandes números gerados por um post polêmico ou o que uma campanha de Adwords trouxe para você que farão isso, mas sim, a estratégia que traçada desde o acesso até gerar o interesse e a curiosidade para saber mais sobre seu negócio.

Marketing de vaidade ou Inbound Marketing?

Fazendo marketing de vaidade você terá um custo alto e sua estratégia focada em números, os quais você não irá, necessariamente, transformar em negócios. Já o Inbound Marketing irá trazer quem realmente está interessado no produto ou serviço que você tem a oferecer, sendo, indiscutivelmente, uma das melhores opções em marketing digital hoje em dia.

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